Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

POEMAS NA NOITE 10 ANOS / Eliana Calixto



Poemas na noite foi o primeiro livro publicado pela autora. Hoje, dez anos depois, lança a segunda edição. Revisitando poemas antigos e trazendo poemas inéditos, a poeta mostra que amadureceu, mantendo porém o tom romântico, por vezes dramático, característicos da sua poesia. O amor pelos gatos ainda permanece vivo, porém, um novo tema surge nesta segunda edição: o autismo. Seu neto, nascido no mesmo ano do lançamento da primeira edição, é autista. Poemas na noite 10 anos é dedicado a ele.

E lá se foram dez anos. O tempo, em algumas ocasiões, passando com vertiginosa velocidade, parece apontar para dimensões diversas e fantásticas. O caminhar desses dez anos, desde o lançamento original do livro Poemas na noite, encontra hoje um mundo que se mostra, em alguns aspectos, de ponta-cabeça, diferente em forma e conteúdo. Diante deste “maravilhoso e estranho mundo novo”, seus questionamentos, suas exigências e propostas, me senti instado a reler algumas produções literárias de Eliana Calixto. E Poemas na noite me entrega, de certo modo, a resposta para a pergunta que eu me fazia o tempo todo: Qual é o papel da poesia nos dias atuais? Ao ler estes poemas, fui tomado por uma forte emoção. E é através da emoção que nos tornamos humanos, nos dimensionamos no melhor, no sublime, e nos religamos ao divino. A emoção é, também, a chave para entrar no mundo de Calixto, revelado no livro Poemas na noite, ao nos conectar com algo sublime: nossa própria humanidade. O tempo transcorrido nesses dez anos maturou cada poema, cada palavra, cada sentido e sentimentos. Platão nos deixou este pensamento: “Devemos seguir sempre o caminho que conduz ao mais alto”. Assim, também, a leitura de Calixto me remete sempre para o alto, para um passo além e acima em sua busca pela humanidade plena e ampla. Tal é o caminho que a obra de Eliana Calixto — autora vigorosa, firme, contundente e, também, lírica, terna e poética — tem trilhado durante esses anos. Em sua simplicidade desconcertante e, por vezes, feroz, Poemas na noite abre horizontes e aponta um único caminho: humanidade.
Marco Miranda é ator, diretor e escritor.

Conheci Eliana Calixto quando da sua participação na antologia Entre o fado e o samba, comemorativa do I Encontro de Poetas da Língua Portuguesa — EPLP, evento realizado por mim em Lisboa, Portugal, em 2014. Em seguida, tive o prazer de estar presente no lançamento da primeira edição do Poemas na noite, na Livraria da Travessa, em Botafogo, Rio de Janeiro. Por sinal, um evento maravilhoso. Li, com interesse, essa poeta que, embora estivesse lançando seu primeiro livro, já denotava grande amadurecimento literário e sensibilidade poética. Percorri sonetos, trovas, cordéis, poemetos, entre outras formas, e percebi sempre muita elegância e conteúdo. A partir de então, temos assistido nesses dez anos, com admiração, ao crescimento da escritora, que produziu um total de quinze obras literárias, demonstrando o ecletismo de Eliana, que escreve haicais, aldravias, minicontos e livros para crianças. Entre eles, destaco Eternidade — a fantástica viagem de Nina, lançado em 2015, no Solar das Palmeiras, em Botafogo. Na ocasião, tive a honra de realizar um show. Esta edição chega abrilhantada já em suas primeiras páginas, com o reluzir de poemas em homenagem a uma estrela cujo brilho tocou o planeta no dia 29 de janeiro de 2014. Falamos do seu neto Matheus, que chegou para brilhar no céu do coração de Eliana, no céu do Poemas na noite. Viva!!!
Mariza Sorriso é cantora, poeta e mentora do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa — EPLP, realizado no Brasil, em Portugal e na África.

Eliana Calixto é médica, poeta, contista, ensaísta e palestrante. Autora de dezesseis livros publicados. Membro Diretora do PEN Clube do Brasil. Membro Diretora da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL). Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB). Membro da União Brasileira de Escritores (UBE). Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES). Acadêmica Emérita e Diretora Administrativa da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL).
Membro da Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL). Membro Correspondente da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB). Membro Correspondente da Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas (SBPA).

Serviço:

Poemas na Noite
10 Anos
Eliana Calixto

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6724-9
Formato 14 x 21 cm
100 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home