CONFIANTE, ULTRAPASSEI! / Célia Barreto
A vida é dinâmica! Se nos descuidarmos de dar atenção a ela, a rotina diária absorverá o que ela tem de melhor, que é o nosso entorno, o que nos cerca e envolve. Minutos do dia em meditação trazem-nos esse benefício, cujo resultado é o despertar da criatividade, que se expande, trazendo-nos alegrias e realizações! Este livro é o resultado de um viver em que essa foi a forma de ultrapassar desafios, pela confiança interna e amor aos estudos.
Célia Barreto
Eu - Que surpresa interessante sentir o desejo de pegar a caneta, depois digitar e escrever um pouco sobre mim! Escrevo sobre tantos assuntos, como os jurídicos, as poesias, as crônicas, as mensagens de internet..., mas sobre “eu”... É a primeira vez que isso acontece!!! Revendo-me desde a infância, tenho que sempre me senti positiva, meiga com meus pais, que sempre respeitei e amei, tendo as características de ser ordeira, perseverante, persistente, paciente, de amar tudo que faço e ser determinada nos focos pretendidos, desde sempre. Em criança, já filosofava sobre a vida, sobre o meu entorno; meu olhar e sentir captavam detalhes, até mesmo imperceptíveis, no que estivesse ao meu redor. Isso se confirma muito em minha crônica “As formiguinhas” deste Confiante, ultrapassei! Estudar, na infância, na adolescência, e sempre, é um dos meus amores. E estes... são muitos!!! Estudo as teses jurídicas, as partituras musicais, a medicina chinesa e sua linguagem do corpo, o cuidar das plantas e por aí afora... Encanto-me com a vida! Está difícil? Faço o impossível para superar, com olhar positivo para o desafio à minha frente! Está feio? Deixo bonito, transformo, com meu esforço, boa vontade e criatividade! Se o desafio ultrapassa os meus limites pessoais, deixo-o nas mãos do Universo, de Deus, para que a sabedoria maior lhe dê o sentido e resultado que mereça! Dizia-me meu querido pai, em tempos de minha vida, já casada: “Minha filha, você gosta de trabalhar!”. Assim se manifestava a mim, pois sempre que chegava em minha casa encontrava-me realizando alguma tarefa diferente, costurando (uma época, fui minha costureira!), pintando vasos do jardim ou alguma outra atividade manual, mas jamais me encontrava parada, sentada no sofá. Assim foi, e é, meu viver, rico em conhecimentos diversos, em expansão de minhas possibilidades criativas, que é meu lado muito forte; e assim mantenho, como se diz, “o alto-astral”, a “autoestima”, a “alegria”, contextos esses cujos resultados são o bem-estar físico, a disposição diária, o “andar para a frente, sem olhar para trás”! Resumindo, tenho que essa pessoa teimosa no que faz, persistente, criativa, estudiosa, trabalhadeira... e vaidosa, posso dizer que, simplesmente, “essa, sou eu”!!!
Célia Barreto
Nascida em Santos (SP), aos dezesseis anos Célia Barreto formou-se em Música, na categoria Piano, pelo Conservatório Musical de Santos, aperfeiçoando-se com os irmãos Souza Lima, José Augusto e João (maestro); depois de formada, desenvolveu a carreira de pianista concertista, que lhe proporcionou homenagens e prêmios, como o da Ordem dos Músicos do Brasil. Aos vinte e três anos formou-se em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos, hoje universidade, exercendo em seu escritório a advocacia nas áreas do Direito Aduaneiro, Direito Tributário e Tratados Internacionais, sempre sendo alvo de destaque por sua devoção e competência na matéria jurídica. Em agosto de 2000 recebeu, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão do então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, carta patente dando-lhe a titularidade, como inventora, de lente de óculos para visão superior, de uso estritamente profissional. Em paralelo às atividades acima, surgiu-lhe, no campo artístico, em 1991, a carreira de escritora, sendo seu primeiro livro Tributo a Eros, com poesias românticas e filosóficas. O segundo livro saiu em 2021, com o título Como estar bem e bonita dos 12 aos 80 (ou mais...!) e foi dedicado ao público feminino. E, agora, lança este Confiante, ultrapassei!, com crônicas sobre temas diversos, nelas ressaltando a importância da confiança interna, do pensamento positivo, dos conhecimentos. As três obras foram publicadas pela Scortecci Editora.
Serviço:
Confiante, Ultrapassei!
Célia Barreto
Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-6448-4
Formato 14 x 21 cm
192 páginas
1ª edição - 2023