Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

O QUE MEU PEQUENO JARDIM ME ENSINOU / Rosilene Valerio



Rosilene Valerio em "O que meu pequeno jardim me ensinou", relata em versos a experiência de um jardineiro bem-intencionado e empenhado no cultivo das plantas que germinam e florescem no jardim sob suas responsabilidades, mas que não detém conhecimentos e habilidades para o trato das diversas espécimes que ali nascem, vivem e convivem. Durante o cultivo, o jardineiro vai observando, refletindo e aprendendo como atender as necessidades das plantas e como lidar com as interações entre os animais, insetos, pragas e a vegetação que quer proteger ao mesmo tempo que faz livre analogias com a vida psíquica e social a qual está inserido. Nas entrelinhas nos traz uma reflexão sobre uma consciência ecológica e um convite para apurarmos nosso olhar para o mundo que nos passa desapercebido e que está tão próximo de nós, pois por menor que seja nossa ação afeta tanto a vida no microssistema como no macro.

Amei o título: O que meu pequeno jardim me ensinou! Eu, como uma boa professora que ama ensinar, já me identifiquei. Uau, tem muito aprendizado ao longo deste livro! Na primeira hora, devorei todo o conteúdo, que por sinal é muito bem elaborado, explicado e inspirador para podermos estar cada vez mais próximos da natureza. Como é maravilhoso a gente poder aprender com a natureza! Saber que Deus, em sua infinita bondade, fez tudo prefeito, e que se fôssemos pessoas mais sábias, iríamos aprender com cada flor, rosa, planta, galho — afinal, não cai uma folha de uma árvore se nosso Senhor não permitir. Toda a natureza está em movimento, prosperando a cada dia, e isso nos mostra o quanto podemos aprender, evoluir e prosperar, ser pessoas mais simples, menos arrogantes e egoístas. Aprender que, se tivermos princípios básicos em nossas vidas, assim como Deus nos deixou até o sétimo dia, teremos um mundo muito melhor. Rosilene Valerio deixa muito claro que a natureza é sábia e nos ensina o tempo todo, e que todos nós podemos ter um pequeno jardim dentro do nosso coração.
Paula Santana - Mentora e educadora de emagrecimento

O que meu pequeno jardim me ensinou, de Rosilene Valerio, foi gestado num período de onze anos. A ideia semente surgiu quando a autora começou um novo ciclo de vida em sua casa atual, em Itaquaquecetuba (SP). A observação do desenvolvimento das plantas se deu desde o início da construção, em 2002, tendo como marco um arbusto à frente de cada terreno do conjunto residencial. Mas foi em 2009, com a efetiva ocupação da residência pela proprietária, que se intensificaram os cuidados dispensados às plantas, que sobreviveram ao longo de sete anos enquanto aguardavam as visitas esparsas da jardineira e futura residente. Em uma pequena faixa de terra foram plantadas várias espécies de flores, sendo a roseira a única sobrevivente às intempéries e à solidão. O jardim passou por várias fases paisagísticas, e a interação entre animais, insetos, plantas e humanos gerou reflexões sobre morte e vida, relatadas num texto simples e sensível que dialoga com nossa humanidade, seres cientes que somos. A expectativa é que a mensagem implícita desperte nos leitores uma consciência ecológica.

Serviço:

O Que Meu Pequeno Jardim me Ensinou
Rosilene Valerio

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6767-6
Formato 12 x 21 cm
40 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home