Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

AS MISCELÂNEAS DO CALDEIRÃO DA BRUXA / Rosamares da Maia



A literatura da escritora generalista Rosamares da Maia, em As Miscelâneas do Caldeirão da Bruxa, escrito no século XXI, no ano de 2024, brinca com a oportunidade de fantasiar entre poesias, contos e crônicas, com a magia das bruxas e histórias medievais e, mesmo quando envereda pela atualidade, pontua momentos que fariam as bruxas parecerem fadas, pois a realidade nua e crua de hoje, muitas vezes assemelha-se ao sortilégio das histórias de terror, revestida das ferramentas da modernidade. O livro como o próprio nome sugere, é um misto de estilos, apesar do tema e, Rosamares gosta desse caldeirão entre o drama e o divertimento, mesmo abordando em grande parte, nesse livro, o mundo surreal das aventuras e magias, explorou o conceito do sério e de se divertir através deles. O principal para a autora, é que o leitor consiga pontuar em sua viagem pelas páginas das Miscelâneas, o humor nas histórias, a ligação entre a coragem de ser bom, ético, justo e traduzir o bem como resultado até do improvável. Desmistificar o conceito psicológico e físico do mau, imposto por alguém, com o arquétipo da bruxa é fundamental para fechar o ciclo entre a ação e a reação, o plantio e colheita. Assim, mesmo para quem não crê na existência de seres mágicos e/ou maléficos, o livro nos possibilita navegar no maravilhoso Lago Azul, as margens de nós mesmos, considerado os pros e o contras de cruzar uma fronteira sem volta e com todo tipo de consequências. 
Rosa Maria Maia

“O imenso Lago Azul não era somente uma experiência inigualável de belezas e estranhezas, ele tinha peculiaridades que não se encontrariam em mais nenhum lugar do Mundo. Ele era a tríplice fronteira entre Mundos com culturas, paisagens, hábitos e poderes muito diferentes, fascinantes, mas também perigosos e até fatais. O Lago Azul era tão imenso que não se podiam definir com clareza os limites das suas margens [...]”

Todos nós somos como o imenso Lago Azul, margeados por fronteiras de universos multifacetados, tentadores, fascinantes e, por isso mesmo, tão diferentes. Para acrescentar maior força às nossas vivências, temos todos, também, a nossa Fronteira do Pensamento, que, longe de ser zona neutra, guarda as nossas escolhas, o nosso livre-arbítrio, caminho onde nada é azul e fácil e onde as decisões podem mudar maravilhosa ou tragicamente o equilíbrio desses mundos. O bem e o mal, a ética ou o caminho que entorta está além da magia das bruxas, que, na realidade, também são construídas a partir dos nossos conceitos e escolhas. Então, a margem deste imenso lago azul que somos todos nós, temos que fazer o possível para decidir não toldar as suas águas, não as poluir para que continuem cristalinas. As escolhas e decisões são sempre momentos solitários. A magia que vai surgir dependerá sempre de quem constrói a própria história.
Rosamares da Maia

Rosa Maria Maia, natural de Pendotiba (Largo da Batalha), Niterói, Rio de Janeiro, adotou o nome literário de Rosamares da Maia, em homenagem às origens portuguesas. É graduada em Serviço Social e Direito, pós-graduada em Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas e Direito de Trânsito e Transporte. Escreve desde os 12 anos e publicou obras de poesias, crônicas, contos e histórias infantojuvenis, como Pita Pitanga e a Abóbora Moranga, As Aventuras de um Barquinho de Papel e Ludmila, a Lagartinha Maratonista, todos pela Litteris Editora. Na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2023, lançou, pela Litteris, o infantojuvenil Salvem a Cocó! Salvem a Humanidade! Participou como autora das três últimas edições da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Pela Litteris também tem publicados os livros de poesias Retalhos de Vida; Amores, Cores e Sabores; Poesia em Haicai à Brasileira e Tempo de Contradições, e o de contos Não sei se devo mas vou contar. Com a D. Queiroz Edições Literárias, está no pré-lançamento do livro de poesias Poemas Tortos e, em edição para os próximos meses, A Ordem da Libélula, uma ficção policialesca muito próxima da realidade das questões femininas do País. Participa ainda de coletâneas das editoras Andross, Vivara, Scortecci e Selo Off Flip e em países de língua portuguesa, através do site Lusofonia Poética.

Serviço:

As Miscelâneas do Caldeirão da Bruxa
Rosamares da Maia

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-6763-8
Formato 14 x 21 cm
88 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home