VAPT! MICROCONTOS INSÓLITOS / Maruam
Micro conto! Inexiste unanimidade quanto a denominação deste inusitado gênero literário. Tem até quem não o considere como tal. Sua origem advém do movimento minimalista surgido na segunda metade do século passado, difundindo-se mundo afora. O reducionismo textual não tem entendimento consolidado. Arrisca-se afirmar que possa chegar a quinhentos caracteres. Tem como premissa citação atribuída ao arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969): “Menos é mais”. A redação é orientada para ser inusitada, objetiva, breve e impactante. Sem prejuízo da visão de conjunto, intencionalmente, omite elementos essenciais do enredo, criando suspense. Este trabalho reúne mais de cem intrigantes curtos contos inconclusivos, aqui limitados a trezentas posições com espaços. Apresentam-se em leve vocabulário popular e, sem conexões entre si, podem ser lidos, de forma aleatória. Com o livro já estruturado, emergiu um desafio complementar. Com foco nos nano contos, adicionalmente foram criadas quarenta narrativas com até cinquenta caracteres, dispostas de dez em dez, no início de cada capítulo, intituladas como zás-trás. Uma diversão e tanto! Ideias expressas em uma visada, tem o atributo de fisgar, inclusive quem não tem o hábito de leitura. Uma comunicação direta que traduz a singela linguagem dos novos tempos! Por fim, esta publicação induz lançar um maroto desafio: “se o leitor quiser dar sequência aos fatos, como procederia? Que contorno idealizaria para os efeitos cênicos, perfil dos personagens e trajetórias desprovidas de certezas”? Real cumplicidade entre os dois polos deste singular exercício literário: “a quem escreve, oferecer uma perspectiva aberta de continuidade e, a quem lê, potencializar a imaginação. Uma poética interligação, que bem lembra a imaginária linha do horizonte que promove o ilusório encontro do céu com a terra.
Microconto - Resultado do amor entre o verso e a prosa. Linguagem dos novos tempos!
“Vapt”, interjeição onomatopeica, tem significado imitativo de golpe rápido. Título que se harmoniza com os microcontos que guardam o atributo do reducionismo textual. Com este contorno em mente, MARUAM pesquisou e escreveu mais de uma centena de breves narrativas. Limitadas a trezentos caracteres com espaços, classificou-as em diferentes temáticas. Independentes, sem conexões entre si, podem ser lidas de forma aleatória. Com o livro já estruturado, surgiu novo desafio: criar e dispor, em cada capítulo, dez “nanocontos” contendo até cinquenta posições. Vale destacar que as imagens aqui contidas, com poucos traços, têm o condão de reportar o movimento cultural minimalista, inspirador do gênero literário apresentado. Uma aposta na linguagem dos novos tempos, intensamente praticada no mundo virtual, inda que conservadores estranhem o ousado estilo conciso aplicado. Diz o autor: “Tenho a esperança de consagrar uma visão compartilhada com meu público leitor ao oferecer a oportunidade de dar continuidade às histórias apresentadas”. Vale conferir!
Uma produção literária deve ter, por si, vida própria, desvinculada de seus autores. A propósito, décadas atrás, concebi um pseudônimo, ousado parceiro que superou minha identidade: MARUAM. Teimo em favorecer a inovação, alternando estilos: poesias, crônicas, novelas, contos, microcontos, aforismos, romances, aventuras... Incansável captura de significados existenciais, alavanca motivacional que induz à eterna superação dos limites do possível. Para esta publicação, esbocei cenários à primeira vista inimagináveis e deixei a areia escoar solta pela ampulheta. Daí, em tempo e espaço indistintos, razão e emoção à prova, conjuguei a loucura à enésima potência (!!!) e, seduzido pelo aroma da inspiração, criei sucintas histórias. Intencionalmente, deixei-as inconclusivas, convidando leitoras e leitores a sentenciar, como queiram, o destino dos personagens. Espero que se divirtam, tal qual me diverti ao escrever esta obra.
Mario Rubens Almeida de Mello - Outono de 2024
Serviço:
VAPT!
Microcontos Insólitos
Maruam
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-6849-9
Formato 14 x 14 cm
92 páginas
1ª edição - 2024