HORSES E DIVÓRCIOS / luCastro
“Horses” & divórcios, breve peça teatral, faz cinco casais amigos escorregarem das suas crises conjugais naufragadas, as quais não têm nada a ver com as do épico romance Titanic e com a marca final do “blockbuster”. O cenário, uma área imbicada na região milionária do East Hampton, município de Nova Iorque, não tão distante de Sag Harbor, onde neste 2024 o “pop star” Justin Timberlake caiu no “hot button” por dirigir bêbado. O protagonista, Mr. Ratzin Junior, magnata descendente de alemães, considerado um Gatsby incorporado, manipula os outros personagens, amigos seus, com um jantar à beira da piscina da sua mansão. Sua esposa, Mrs. Hickey Ratzin, tenta reagir à condição de vítima da violência doméstica e da fragilidade conjugal de submissão. Nesta estória, os cinco personagens masculinos assumem metaforicamente seus caracteres equinos devido ao tratamento agressivo deles para com as esposas, as quais os tacham de “cavalos” devido à influência do ambiente que os envolve: suas bases econômicas, o “status quo” milionário, a competitividade pelo poder “deles sobre eles mesmos”, e também às câimbras da inveja extravasada nos seus olhos e da acidez das suas fofocas. Os Hamptons são um pouco de tudo isso.
E as cortinas se abrem para esta breve peça teatral “Horses” & divórcios, a qual se espelha na metafórica condição equina masculina como símbolo machista e agressivo, dominador do relacionamento conjugal de cinco casais amigos, cujas esposas retratam os seus partners” assim mesmo, nas suas animalidades cegas. O protagonista, Mr. Ratzin Junior, é visto como uma espécie de cavalo solto na paisagem do conforto e da comodidade milionária, deixando transparecer que ele “não se casou”, e sim “cagou-se”, dada a crise do seu matrimônio com Mrs. Hickey Ratzin. Um jantar de ocasião à beira da piscina no “summer” marca a fragilidade do relacionamento deteriorado de todos os presentes, sorrindo de fingimento no ambiente e tragando nas taças o engano das aparências, como também os seus estados comparativos: “I’m better than you”, a minha casa é melhor do que a sua, o meu cavalo de corrida é um jogador legítimo de polo e mais veloz do que o seu e não puxa carroça nem o saco. Entre eles, detecta-se a ausência do amor verdadeiro, o que os faz “vazarem-se” de si, não deixando as suas “bundas assentadas”. Na verdade, devido aos jogos de interesses, possessividade, disputa do melhor sobre o melhor para a manutenção do seu “status quo” na sociedade da privilegiada região hamptoniana, ricamente ecológica, onde os pássaros gorjeiam mesmo dormindo e os cavalos de raça pulam e liberam gases estomacais ao mesmo tempo. Em resumo, “Horses” & divórcios dá uma esporadazinha na novela Éguas e tréguas, da minha autoria, que carrega também na sua narrativa a metáfora “equina” (sem a mínima intenção de querer ferir o pudor do leitor): nas suas relações conjugais afetadas, os personagens extravasam juntos e inconscientemente suas atitudes animalescas. A verdade é que esses personagens estão saturados de ver as suas “faces de TV” frente a frente, diante deles mesmos no dia a dia, sentindo-as cada vez mais odiadas, talvez até mais do que as faces daqueles advogados de defesa nas varas de família. Assim, tão bem explicado, creio que “Horses” & divórcios pode ser comparada com aquele sanduíche de salame embrulhado no “aluminum foil”. Então, o que está esperando para lê-lo? “Enjoy it!”
luCastro
luCastro é autor de várias obras literárias de ficção publicadas pela Scortecci Editora.
Serviço:
"Horses" e Divórcios
luCastro
Scortecci Editora
Teatro
ISBN 978-85-366-6856-7
Formato 12 x 18 cm
100 páginas
1ª edição - 2024