Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

CRÔNICAS DE TUDO UM POUCO / Helion Verri



Através de crônicas e artigos o autor procura reproduzir momentos vividos em várias fases de sua vida desde quando se formou em Jornalismo em São Paulo, passando pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, tendo cursado o CPOR - de onde saiu aspirante a oficial e logo em seguida fez estágio remunerado como oficial do exército no 4º. regimento de infantaria em Quitauna. Fez carreira depois de formado em jornalismo nos jornais - A GAZETA - O ESTADÃO - FOLHA DE S. PAULO E DIÁRIO POPULAR cerca de mais de 15 anos na Imprensa paulistana. Fez concurso para Delegado de Polícia e exerceu por anos na cidade de Limeira onde também foi professor universitário (UNICAMP) em Limeira e Campinas. Fez concurso público para o Ministério Público Federal onde se aposentou. Por mais de 10 anos escreveu crônicas e artigos no site Recanto das letras. A obra não é de ficção. Seus artigos com elogios e criticas refletem a realidade que passou o autor.

Quando lemos os textos de Helion Verri, percebemos claramente a sua capacidade de se transportar para o universo em que viveu quando jovem e suas observações coerentes sobre o mundo em que vivemos. E é exatamente dessa forma que os escritores inventam e reinventam o mundo.
Gilberto Martins - (dedicatória impressa na 25ª edição do livro Palavra é Arte, Editora Cultura-Rio, Rio de Janeiro)

Formado em Jornalismo pela Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero (1963), de 1960 até 1972 Helion Verri trabalhou como jornalista profissional na Rádio e Jornal Gazeta (extintos), da Fundação Cásper Líbero; como repórter em O Estadão e Folha de S. Paulo, e como redator no Diário Popular. Formado também em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) (1969) e membro da Arcadas (Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP), é mestre em Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política (1995). De 1976 a 1992 foi professor universitário (MS/2) em Limeira e Campinas em cinco áreas na Universidade de Campinas (Unicamp). É Procurador do Trabalho aposentado no Ministério Público da União, tendo sido condecorado com a Ordem do Mérito do Trabalho, em 9 de agosto de 2001, pelo Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília (DF), na condição de Oficial. É ainda Cidadão Emérito da cidade de Jaú, título ofertado pela Câmara Municipal em 2002. Em 2015, foi condecorado pela Associação Brasileira de Liderança na qualidade de Comendador — Prêmio Excelência Qualidade Brasil, no Clube Militar, em São Paulo. Em 2017 recebeu condecoração de Comendador e tornou-se membro do Instituto Cultural Anita Garibaldi, em Porto Alegre (RS), entidade tradicional rio-grandense-do-sul que evoca a epopeia da brasileira considerada a “libertadora de dois continentes: América do Sul e Itália”. Em 2016 fez curso de extensão em Direito Romano na Universidade Sapienza, fundada em 1303, em Roma, Itália. Possui Grau 33 da Maçonaria da Loja Fraternidade de Limeira, denominada “Prudente de Moraes”.
Livros publicados:
Palavra é Arte (crônicas). 28. ed. Salvador (BA), Editora Cultura-Rio, 2014. Editor: Gilberto Martins e outros.
Antologia de Poesias, Contos e Crônicas Palavras Abraçadas (participação). São Paulo (SP), Scortecci Editora, 2016. Edição especial da Scortecci para a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo — 2016.
O que aprendi no jornalismo. São Paulo (SP), Scortecci Editora, 2021.
Premiação:
Concurso Nacional Novos Poetas (CNNP), 2015, da Editora Vivara. Poesia: “Meu relógio — uma preciosidade”.

Serviço:

Crônicas de Tudo um Pouco
Helion Verri

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-6851-2
Formato 14 x 21 cm 
240 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home