MARE NOSTRUM / Luiz Auricchio
Através dos tempos, a tendência natural do ser humano é de mitificar os personagens, minimizando seus defeitos e aumentando suas virtudes, bem como de sublimar os acontecimentos elidindo seus aspectos negativos, dando origem então à lenda. Talvez seja por isto que a Imigração Italiana é amiúde apresentada como epopeia gloriosa, em que surgem figurantes gorduchos em cenários maravilhosos, devorando generosas macarronadas, bebendo copázios de vinho e dançando alegres tarantelas.
Todavia, isto não corresponde a uma realidade plena de dor e de lutas que o Autor testemunhou, pelo que a bem da verdade resolveu publicar esta obra. Assim sendo, o livro “MARE NOSTRUM” se baseia em fatos verídicos que lhe foram transmitidos pela tradição e em decorrência o Autor o situa na categoria de “quase crônicas”. Os fatos são narrados através de linguagem singela, às vezes até jocosa, sem expressões rebuscadas que obrigam a apelos frequentes ao dicionário. A história inicia-se em aldeia encravada nas encostas íngremes do Vesúvio, em pobreza extrema e a ignorância que acompanha a pobreza.
E relata que a gota d'água que obrigou os sofridos campesinos a iniciarem fuga desenfreada foi a erupção do vulcão: após total destruição, a hora de procurar o sustento em outras plagas. Daí a luta pela sobrevivência em aventuras insólitas através da península italiana. Depois a imigração em navios do tempo da escravidão, ligeiramente melhorados. E, finalmente, a chegada no porto de Santos e a expressão de alegria e felicidade: “Enfim a Liberdade.”
Luiz Auricchio é engenheiro diplomado pela Escola Politécnica e doutorado pela USP. Foi sempre um inovador na profissão, publicando livros técnicos além de inúmeros artigos em revistas especializadas. E o motivo que o fez passar do campo técnico para o romance histórico é revelado no “Prefácio do Autor” desta obra. Constatando que a imigração italiana era amiúde exposta como uma epopeia gloriosa, resolveu a bem da verdade apresentar através do livro “MARE NOSTRUM” a realidade dura que testemunhou, plena de dor e de lutas.
Serviço:
Mare Nostrum
Luiz Auricchio
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-1740-4
Formato 14 x 21 cm
92 páginas
1ª edição - 2010