CONSTELAÇÃO DE IDÉIAS / Daniel Péricles Arruda Vulgo Elemento
Daniel, Vulgo Elemento, inicia seu livro de poesias Constelação de Ideias com um convite: “feche os olhos…” E eu me deixo levar por suas palavras onde uma ironia límpida, doce/amarga, distila humanismo, formula questões e constrói verdades. Desdobra-me seu mundo, apresentando seu pai, sua mãe, seus amigos, os adolescentes com os quais trabalhou, seus sonhos e a doce companheira que povoa seu pensamento. No fim dessa caminhada, eu permito-me uma paráfrase: Pensando bem, a melhor descoberta é descobrir o humano do mundo por seus olhos.
Myrian Veras Baptista - Assistente Social e Profa. do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC / SP
Vulgo Elemento é mais um no elo da corrente, fazendo literatura mesmo com muitos apostando que não sabíamos nem ler. Vem para somar porque tem conhecimento de causa e é guerreiro do hip hop e agora também da literatura periférica, marginal, divergente.
Alessandro Buzo - Escritor
Com sua constelação de ideias, Daniel Péricles nos convida a entrar mansamente em seu mundo, fazendo-nos caminhar pelos meandros de seu cotidiano, onde estão fincadas as raízes mineiras de sua poesia.
Maria Lúcia Martinelli - Assistente Social e Profa. do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da PUC / SP
Este livro traz poesias interessantes, bem escritas e que repassam uma pureza, tiradas do fundo da alma e bem repassadas através das pontas dos dedos deste que as criou e digitou. Nos faz sentir como se fossem criadas por nós. Acho que valeu a pena o pai e a mãe desse escritor ter numa noite de prazer e amor a dádiva de gerar este ser que nos propiciou esta obra. Valeu a pena. Parabéns!
Paulo Soares – DJACOISA - DJ da Banda Berimbrown e produtor musical na aréa do Hip Hop, R&b e afins
Com lirismo e ironia, Daniel Péricles Arruda/Vulgo Elemento, propicia-nos, com sua Constelação de Ideias, não um mero contato, mas um encontro com a literatura. É leitura que provoca e agita “a água parada da nossa percepção de mundo.”
Anderson Feliciano - Escritor
O que há de novo no mundo? O que há de diferente? Artes, letras, palavras, páginas. Na literatura, chega de maneira única e singular: Vulgo Elemento. É neste livro que se encontra sentimento, o sabor do novo, a alegria da nostalgia e a qualidade de linhas escritas com a alma. Chega à literatura brasileira uma obra que não é passageira, mas que vem para mudar. Aprecie, como eu peço licença para terminar de fazer, agora!
Jéssica Balbino - Jornalista, escritora e blogueira
“Em alguns momentos falo sem querer que nasci em São Minas e que estou em Paulo Gerais”. Ao ler as obras de Manuel de Barros, identifiquei-me com a frase em que ele diz que “poesia é voar fora da asa”. Logo me propus a realizar vários voos aéreos e terrenos. Vi, percebi, imaginei e senti o poder da poesia, principalmente, na leitura da realidade e da mentira, do concreto e da fantasia. A poesia também é uma maneira de percorrermos outros mundos e de produzirmos conhecimentos e manifestações críticas.
Estimado leitor, é com muito carinho, dedicação e amor que compartilho esta obra com você. Constelação de Ideias, um hall de reflexões, indagações e provocações poéticas. “Quando faço poesia sou dono de mim.” Daniel Péricles Arruda, natural de Contagem/MG, conhecido no Rap como Vulgo Elemento, é assistente social, rapper, poeta, mestrando em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford.
CONTATO COM O AUTOR
E-mail:
vulgoelemento@hotmail.com
Blog:
www.vulgoelemento.blogspot.com
Myspace:
www.myspace.com/vulgoelemento
Twitter:
@vulgoelemento
Serviço:
Constelação de Idéias
Daniel Péricles Arruda
Vulgo Elemento
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-2146-3
Formato 14 x 21 cm
72 páginas
1ª edição - 2011
Mais informações:
Catálogo Virtual de Publicações
Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.